O e-mail marketing é bastante difundida em termos de comunicação
digital. O ano passado apresentou vários desafios para comunicação, gestão de
negócios, comércio e relacionamento entre cliente x mercado. No entanto, para
quem enxerga a mudança pelo lado positivo, também trouxe muitas oportunidades
e apresentou novas perspectivas de interação com o público alvo.
Novos caminhos sobre como propagar uma marca se abriram usando diferentes
ferramentas e equipamentos. É por isso que os profissionais de
marketing digital devem prestar atenção nessas tendências futuras para
garantir que seus sites acompanhem o fluxo.
O e-mail marketing é uma ferramenta que tem sido usado há mais de 40 anos por
muitas empresas. Portanto, inovar nesta linha pode ajudar o seu projeto se
destacar efetivamente entre os consumidores.
Foi pensando em se destacar da concorrência que listamos algumas das
tendências de e-mail marketing que tornarão suas mensagens mais receptivas
pelo consumidor.
Principais tendências de e-mail marketing
O e-mail marketing já existe há muito tempo. Enquanto muitos profissionais de
comunicação podem considerar isso um caminho morto, ainda é uma forma de
contato mais direta com o público alvo. Então, o correto é alinhar-se com as
tendências futuras e continuar aproveitando dessa ferramenta de e-mails.
1 Humanização da mensagem
Qualquer profissional
digital
familiarizado com e-mail marketing sabe que personalização é importante neste
campo. De acordo com diferentes pesquisas, os dados revelaram que e-mails com
linguagem mais humana têm 26% mais chances de serem clicados.
Os consumidores na internet procuram informações relevantes para sua
necessidade. De acordo com o mesmo estudo, 20% das pessoas cancelam a
assinatura de um boletim informativo, pois não corresponde aos seus
interesses.
Estabeleça uma mensagem de
humano para humano e não de empresa x cliente, essa é a melhor
abordagem disponível. Ela garante a segmentação da lista de e-mail e conteúdo
dinâmico.
2 E-mail somente texto
Mensagem somente de texto é outra tendência de e-mail marketing que pode ser
testada. Isso envolve criar um e-mail com uma abordagem mais pessoal para
influenciar os clientes.
Para muitos assinantes, e-mails somente de texto pode ser a informação
objetiva que eles precisam. Eventualmente as imagens no corpo do texto podem
não carregar e resultar em buracos brancos no meio da mensagem.
Você pode redigir um texto mais
direto com carinhas de emojis e letras coloridas. Isso garante que o
e-mail se conecte de forma mais amigável com o assinante.
3 E-mail interativo
Avanços como o AMP (Accelerated Mobile Pages) significam muito para o
e-mail marketing. Você tem a liberdade de adicionar conteúdo interativo aos e-mails.
Por exemplo, se você é um site de varejo, adiciona um carrossel ou carrinho de
compras em vez de vinculá-lo à sua página.
Sim, isso é o oposto do tópico 2, mas lembre-se que as pessoas são diferentes
e como profissionais digitais devemos testar várias formas de comunicação afim
de reunir dados comparativos e encontrar a melhor maneira de relacionamento
com o consumidor.
E-mails interativos tendem a trazer mais visitantes para seu site. Isso reduz
o atrito e torna mais fácil para os assinantes saber o que vai encontrar em
sua página.
4 Cores brilhantes no e-mail
Outra tendência de e-mail marketing pode ser designs ousados com
modelos e cores. Ao enviar um e-mail somente texto, ele deve conter
personalização para torná-lo mais amigável ao cliente.
Usar cores fortes em seus e-mails os tornará mais vibrantes e atraentes ao
gosto do consumidor. Empresas do ramo alimentício, moda e até
sex shop
utilizam cores que estimula o prazer ao consumir o produto. De acordo com a
psicologia, as cores tem um papel de ação em desencadear comportamentos nas
pessoas.
5 Automação em e-mail marketing
O sucesso do e-mail marketing é uma combinação de análises e dados
sobre o consumidor que foram previamente interpretados. Esses dados ajudam a
criar a mensagem certa para o público certo. Entretanto, algumas mensagens
automatizadas podem ajudar a economizar tempo.
A automação permite que o consumidor escolha as informações que deseja
visualizar. Envie e-mails de boas-vindas no início, depois prossiga com as
mensagens de confirmação. Além disso, uma série de e-mails de aniversário e
felicitações em dias comemorativos adiciona um toque pessoal.
Essas mensagens prontas ajudam a manter o relacionamento com o público alvo de
forma prática, enquanto você foca em criar e-mails mais personalizados para cada
um.
Hoje em dia, a maioria da empresas e marcas prestam mais atenção nas vozes dos
clientes e adotam uma abordagem mais centrada no ser humano. Seguir essas
tendências ajudará o profissional de marketing a criar e-mails mais
interativos e de sucesso.
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