De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, uma nova loja
online foi aberta a cada minuto no Brasil entre março e maio.
A transformação digital é o processo de colocar uma empresa offline em um
ambiente online. Esse fenômeno obriga os empresários a buscar uma adaptação
rápida e requer algum conhecimento e investimento. Devido à pandemia do
coronavírus, pelo menos entre os lojistas, esse movimento está se
acelerando. Pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico apontou
que o país registrou uma nova loja online a cada minuto entre março de 2020
e maio de 2020.
De acordo com o Instituto de Economia Aplicada, devido à digitalização, mesmo
depois que a economia voltar ao normal, um quinto dos trabalhadores do país
deve ficar em casa. Aqui estão dez dicas para ajudar as empresas a desenvolver
negócios na Internet e manter os clientes online.
1. Faça um curso gratuito de mídia social
A rede social é um primeiro passo importante para clientes em potencial. No
entanto, os resultados geralmente são obtidos quando os empreendedores seguem
as melhores práticas do setor. A vantagem é que hoje é possível gastar pouco
ou nenhum dinheiro para aprender as principais técnicas para conseguir mais
participação.
As universidades e algumas instituições de ensino públicas e privadas oferecem
cursos gratuitos pela Internet, que podem ser estudados em casa. Entre eles, é
comum encontrar conteúdo de
marketing digital
e redes sociais. Além disso, empresas de tecnologia como Facebook, Google e
Microsoft também oferecem seus próprios cursos.
2. Invista em computadores e telefones celulares de qualidade
Uma empresa que deseja aderir totalmente à digitalização deve investir em
melhores computadores e telefones celulares. Por exemplo, se houver uma
previsão de orçamento para móveis de escritório, é melhor compensar a compra
de laptops da linha de produtos profissionais. Por exemplo, em comparação com
os modelos domésticos, as séries Dell Latitude ou Lenovo ThinkPad têm
componentes melhores, incluindo baterias, que têm uma vida útil mais longa.
Os telefones celulares, em particular, devem ter uma bateria grande para durar
o dia todo e devem ter uma câmera que possa tirar fotos de alta qualidade para
as redes sociais. Nesse caso, não há necessidade de investir na linha de
produção. Dispositivos como o Moto G8 Power e One Zoom da Motorola, bem como o
Galaxy A71 e o recém-lançado Galaxy M31 da Samsung podem ser suficientes. Se o
Instagram é o centro da estratégia de negócios, então pode valer a pena
investir no iPhone 11 ou no iPhone 11 Pro mais poderoso e no iPhone 11 Pro Max
com caixas de bateria.
3. Crie um site ou loja online
Além das redes sociais, ter um espaço próprio na internet é fundamental para
atrair clientes. Além de pesquisar e fornecer informações pessoais, a empresa
também deve ter um site próprio, que pode, por exemplo, veicular anúncios,
marcar consultas e cadastrar e-mails para envio de informações promocionais. A
maneira mais fácil de criar um site ou loja online é alugar um pacote completo
contendo hospedagem, domínio e criador de site. Empresas como GoDaddy, Wix,
Hostgator, KingHost e LocalWeb fornecem esses serviços por meio de uma
interface amigável.
No entanto, é necessário lembrar que, na maioria dos casos, é recomendável
adquirir um domínio separado. Dessa forma, se você quiser mudar de plataforma
no futuro, a migração será mais fácil. Por exemplo, comece comprando um nome
de domínio no Registro.BR e, a seguir, encontre o serviço de hospedagem para
criadores de sites que melhor atenda às suas necessidades.
4. Registre a empresa nos serviços do Google
O Google pode ser mais atraente para os clientes do que as redes sociais. Para
cadastrar ou atualizar uma empresa em um mecanismo de busca, é importante
baixar o aplicativo
Google Meu Negócio , procurar a empresa e pedir permissão ao administrador através das letras do
endereço real exibidas na internet. Para comprovar a autenticidade do
proprietário, é possível atualizar o horário comercial, prestar serviços e
alterar a imagem da fachada.
O mesmo aplicativo também permite que você altere o telefone que aparece no
Google. Portanto, se uma empresa mudar de um telefone fixo para um celular
durante uma pandemia, é importante usar o serviço para informar os clientes
sobre essa mudança. Além disso, é interessante que já exista um site ativo que
pode ser publicado no mesmo cadastro.
5. Crie um negócio WhatsApp
As empresas que usam o WhatsApp para se conectar com os clientes podem usar o
WhatsApp Business para profissionalizar seus serviços. A versão comercial do
Messenger tem várias vantagens, como a possibilidade de criar informações
públicas, catálogos de produtos e robôs que respondem automaticamente a
perguntas. Por exemplo, quando um cliente entra em contato com a empresa fora
do horário comercial, uma resposta padrão pode ser emitida.
Qualquer número de celular pode ser convertido em uma ligação comercial. Basta
ter um dispositivo para uso profissional e, em seguida, baixar o aplicativo de
negócios
WhatsApp
no Google Play ou App Store para criar uma conta corporativa
gratuitamente.
6. Coloque anúncios em redes sociais
Depois de criar um site e inserir informações de mídia social corretamente,
agora você pode investir em publicidade para atrair clientes. No Facebook,
você pode adicionar postagens ou criar eventos para exibir banners em
diferentes locais na rede social. O mesmo vale para Twitter, Instagram,
YouTube e Google.
A plataforma permite que você escolha seu público-alvo usando idade,
localização, sexo e várias preferências pessoais. Dessa forma, você pode
tentar alcançar usuários com maior probabilidade de adquirir os produtos ou
serviços fornecidos.
7. Escolha um bom programa de videoconferência ou trabalho remoto
Se a empresa tem uma equipe que precisa estar em contato o tempo todo, o
WhatsApp pode não ser suficiente como ferramenta de comunicação. Dependendo do
estilo da empresa e de suas filiais, pode ser necessário contratar planos de
serviços como Microsoft Teams e Slack, que oferecem videoconferência,
armazenamento em nuvem e diversas funções que facilitam o trabalho
colaborativo online.
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