Descubra a diferença entre Criador de Conteúdo e Influenciador
Digital. Saiba quais são as principais características e como cada um deles
desempenham o seu papel no marketing digital.
O
Instagram
está repleto de fotos e vídeos produzidos por bilhões de pessoas espalhadas em
todo mundo.
Mas não é porque alguém tem em mãos um smartphone, que isso signifique que ela
seja um influenciador ou criador de conteúdo.
Na prática, é muito diferente. Até ser considerado um, será necessário muito
talento, esforço e reconhecimento.
A propósito,
criador deconteúdo digital
e influenciador são duas coisas diferentes.
Exatamente! É comum existir confusão entre os dois termos. Muitos pensam neles
como se fossem a mesma coisa, mas existem diferenças entre influenciadores e
criadores de conteúdo.
Ser capaz de identificá-los é importante para saber exatamente com que se está
trabalhando, incluindo no que eles são bons e em que pontos estão aquém.
Embora existam diferenças entre criadores de conteúdo e influenciadores, eles
também podem ser os mesmos.
Exatamente isso. Você pode colaborar com criadores de conteúdo influentes que
não apenas sabem como usar a câmera, mas também têm muitos seguidores para
promover sua marca.
Mas, primeiro, você precisa saber como distinguir entre influenciadores e
criadores de conteúdo.
Use este guia para entender a diferença entre criadores de conteúdo e
influenciadores.
Criadores e influenciadores de conteúdo: quais são as diferenças e
semelhanças?
Assim como um quadrado pode ser um retângulo mas um retângulo não pode ser um
quadrado, os criadores e influenciadores de conteúdo funcionam de forma
parecida.
São duas coisas completamente diferentes, mas têm algumas sobreposições.
Sim, em alguns casos, você também pode encontrar criadores-influenciadores de
conteúdo. Vamos analisar as diferenças primeiro.
Criadores de conteúdo
Os criadores de conteúdo produzem conteúdo. Simples demais? Então vamos
detalhar mais um pouco.
Os criadores de conteúdo são conhecidos por criar conteúdo de qualidade
profissional que realmente encanta seus espectadores.
Os criadores de conteúdo incluem
fotógrafos, escritores e artistas que você pode encontrar nas mais diversas plataformas
digitais.
Essas pessoas criam por causa do conteúdo, elas não produzem conteúdo
exclusivamente para ganhar seguidores ou construir uma comunidade de fãs.
Por exemplo, qualquer pessoa pode tirar fotos do seu pet. Mas a Suki Cat
consegue registrar imagens belas e realmente impressionantes dos seus pets.
Seu belo trabalho chama atenção de modo que ela possui muitos seguidores em
seu Instagram.
Nesse sentido,
conteúdos produzidos com alta qualidade tendem a atrair mais seguidores
que conteúdos comuns, embora isso não seja uma regra para ser um criador de
conteúdo.
Então como dito, os criadores de conteúdo não estão em busca de seguidores e
curtidas como recompensas pelo seu trabalho.
O que eles desejam é
mostrar o seu trabalho, e as reações recebidas (seguidores e curtidas) são apenas o lucro da sua
exposição.
Sendo assim, fixe em sua mente que ser criador não é necessariamente ter o
envolvimento do público, mas sim ter um belo conteúdo.
Influenciadores
O
influenciador digital
é diferente do criador de conteúdo porque se concentra no envolvimento do
público e na construção de uma comunidade de fãs.
Ele tende a ter muitos seguidores/inscritos que atendem suas recomendações.
Os influenciadores geralmente são youtubers e usuários do Instagram. Seu
conteúdo pode não ser de alta qualidade como os dos criadores de conteúdo, mas
com certeza atraem muita atenção.
Então, sim, de certa forma, influenciadores também são criadores de conteúdo.
O ponto principal é que a qualidade desse conteúdo varia de pessoa para
pessoa.
Enquanto os criadores de conteúdo se concentram na arte, os
influenciadores criam uma rede para conectar seus fãs podendo inclusive
influenciá-los
em suas decisões de consumo.
Quando uma marca precisa
aumentar sua popularidade
com um determinado público, ou receber mais cliques e vendas, os
influenciadores são uma boa opção.
Eles promovem diretamente a marca ou produto para seu público
usando sua influência, ao contrário dos criadores de conteúdo, que
produzem ótimos conteúdos sobre o produto.
Os prós e contras dos criadores de conteúdo vs. influenciadores
Os criadores de conteúdo e influenciadores geralmente são confundidos como a
mesma coisa. Embora eles tenham algumas semelhanças, eles têm diferenças
importantes.
Dependendo da necessidade de uma
marca, a parceria pode vir a ser com criador de conteúdo em vez de um
influenciador, ou vice-versa.
Vamos analisar as vantagens e desvantagens dos criadores de conteúdo e
influenciadores.
Vantagens do criador de conteúdo
O criador de conteúdo é a opção perfeita quando se quer terceirizar as fotos,
vídeos e muito mais. As vantagens desse profissional são:
-
Conteúdo de qualidade : este é o principal motivo para trabalhar com
um criador de conteúdo. A qualidade de seu conteúdo é de alto nível. -
Talento multifacetado : os criadores de conteúdo tendem a ser muito
flexíveis. Se você contratar um fotógrafo, ele provavelmente saberá como
editar e adicionar elementos de design gráfico à fotografia também. -
Melhor custo/benefício : Um criador de conteúdo economiza tempo e
dinheiro para o contratante, aproveitando a experiência de outra pessoa
enquanto o contratante se concentra em administrar o negócio.
Desvantagens do criador de conteúdo
Embora os criadores de conteúdo façam criativos de nível profissional para sua
empresa, eles têm algumas desvantagens:
-
Menos oportunidades promocionais: os criadores de conteúdo não têm a
influência sobre os seus seguidores que os influenciadores têm. Se o
objetivo for promover um produto para os seguidores do criador, é menos
provável que obtenha bons resultados. -
Desentendimentos: Uma parceria com um criador de conteúdo
inexperiente pode resultar em muitos problemas. Por causa das expectativas
pode ocorrer mal-entendidos que atrasam o projeto. Por isso, é importante
contratar um bom profissional.
Vantagens do influenciador
Os influenciadores podem não saber como criar um conteúdo de alta qualidade
como os criadores, mas têm um uma forte
influência sobre os seusseguidores.
Quando se faz parceria com um influenciador experiente, é possível obter
benefícios como:
-
Aumento de popularidade : quando se acessa a rede de um
influenciador, se obtém a confiança de um influenciador, criando um atalho
para mais conversões. -
Ganha mais seguidores/visitantes/inscritos : A parceria com um
influenciador pode aumentar o número de integrantes de uma comunidade em
plataformas digitais ou atrair mais tráfego para um website. -
Segmentação por nicho específico : pode-se optar por um influenciador
de um determinado setor ou nicho para se conectar com mais clientes mais
rapidamente.
Influenciadores desvantagens
Assim como é com os criadores de conteúdo, os influenciadores também
apresentam algumas desvantagens, sendo elas:
-
Conhecimento limitado de conteúdo : Os influenciadores entendem as
pessoas, não o conteúdo. Embora alguns influenciadores dominem com
habilidade a produção de conteúdos, alguns influenciadores não têm essa
mesma vantagem. -
Menor custo/benefício : quando se contrata um influenciador, é
necessário fazer o trabalho difícil para garantir que o público dele seja
realmente seduzido e receptivo à mensagem da divulgação.
Conclusão
Como você viu, existe uma confusão natural entre criadores de conteúdo com
influenciadores. Alguns influenciadores também são criadores de conteúdo, e
alguns criadores de conteúdo se tornam influenciadores.
Tanto os influenciadores quanto os criadores de conteúdo fazem parceria com
marcas, mas produzem
resultados de marketing
muito diferentes.
Compreender as principais diferenças entre influenciadores e criadores de
conteúdo é importante para saber exatamente o que optar na hora de contratar
um.
Saber escolher as pessoas com o conjunto de habilidades e conhecimentos certos
para expandir seu alcance e gerar interesse poupa muitos problemas e amplia as
oportunidades de obter sucesso.
Deixe um comentário