A importância da impressão no comércio

Entenda como o comércio foi afetado pelo desenvolvimento da impressão e quais
foram as mudanças mais significativas nesse meio.

Antes de existir a impressão, todas as escritas eram feitas manualmente
em materiais nobres, argila, papiro ou até mesmo pergaminhos. Com o passar dos
anos, os chineses desenvolveram um novo método para reproduzir essas impressões.

Esse novo processo, chamado de Xilografia, permitiu fazer as impressões com a
ajuda de tábuas de madeira.

Para que as impressões pudessem ser registradas, era necessário passar tinta
em cima dessas placas de madeira para depois “carimbar” o conteúdo na
superfície desejada.

Ao longo dos anos, as técnicas de impressão foram se desenvolvendo cada vez
mais, permitindo o surgimento de jornais, revistas e todas as impressões que
conhecemos atualmente.

As informações passaram a ser propagadas com muito
mais rapidez, alterando o comportamento de consumo e até mesmo a cultura de todo o mundo.

Por que a impressão ainda é essencial?

Com o surgimento da impressão e o desenvolvimento dessas novas técnicas, a
sociedade passou a ser muito influenciada culturalmente. Isso permitiu
expandir a literatura e a divulgação de notícias e informações sobre
diferentes assuntos. 

Já imaginou não poder imprimir uma revista, jornal, livro ou qualquer outro
tipo de documento? As impressões estão presentes em quase tudo o que vemos
hoje, principalmente em produtos, o que torna o mercado muito dependente
disso.

Entretanto, o avanço tecnológico normalizou fortemente o uso de telas para
projeção de materiais que antes poderiam ser impressos normalmente. 

Ainda assim, essa adesão não é muito viável no Brasil, pois exige um
investimento financeiro e industrial bastante massivo para sua
implementação. 

No comércio, por exemplo, as impressões são essenciais na identificação de
produtos, decoração, precificação e até mesmo na identidade visual da marca.

Importância da impressão no comércio

Investir na comunicação visual é essencial para quem tem qualquer tipo de
comércio, isso pode alavancar as vendas e conquistar novos consumidores.

Há várias formas de fazer isso, mas uma das mais utilizadas é a impressão em
alguns itens, como banners, folhetos, revistas ou jornais, que são muito
importantes para a divulgação das marcas e dos produtos.

Uso mais comum das impressoras

  • Impressão de banners;
  • Impressão de folhetos;
  • Impressão de etiquetas;
  • Impressão de código de barras.

Os banners, por exemplo, ajudam na divulgação de mercadorias. O produto pode
ser exposto em promoção para atrair os olhos do consumidor e despertar mais
interesse através dos inúmeros tipos de impressos próprios para o ponto de
venda.

A impressão de folhetos com produtos em promoção ou em destaque ajuda a
estabelecer uma comunicação mais próxima com o consumidor, além de atrair
novos clientes e permitir a divulgação do comércio. 

As etiquetas são extremamente importantes para identificação do produto. Elas
podem ser informativas, com rótulos ou preços. Isso passa mais confiança e
influencia bastante na decisão de compra do consumidor. 

O código de barras ajuda a identificar o produto, o preço e controlar o
estoque.

Entretanto, alguns comércios e setores não possuem condições financeiras para
aderir tais meios que permitam viabilizar e expandir seus negócios, como
mercados de vila ou os hipermercados que ainda anunciam seus produtos em
cartazes feitos a mão.

Já os veículos de comunicação impressos, como jornais e revistas e outros
tipos de instituições como as de ensino, adotam a impressão com o objetivo de
informar, entreter, educar ou manifestar alguma
forma de arte
de modo mais viável e acessível. 

Setores que dependem da impressão

Os comércios em geral adotaram o uso das impressões para produzir banners,
panfletos, cartazes, materiais de divulgação e até alguns vale-presentes. Isso
também serve para os materiais de endomarketing, comunicação interna e brindes
em geral.

Nos restaurantes, por exemplo, há vários tipos de impressões para produzir os
cardápios, vouchers e informações gerais sobre o local, como as placas. 

Já em buffets ou organizadoras de eventos, a impressão serve de apoio na
produção de quadros de assinaturas, cardápios, convites e listas para exibição
em geral (presentes, convidados, etc.)

Editoras e empresas fornecedoras de materiais de papelaria, como livros,
cadernos, apostilas, agendas, jornais, revistas, folhetins, tabloides,
calendários ou brindes também são completamente dependentes da impressão.

A impressão é essencial para as escolas, onde há diversos livros e outros
impressos para uso didático, além de impressão para comunicação interna,
documentação e arquivamento. Além das folhas de rascunho personalizadas como
provas, papel carta e outros itens de papelaria própria.

Nos cinemas, teatros e outros entretenimentos, podemos encontrar impressões em
cartazes, pôsteres, totens de personagens em tamanho real, ingressos e
embalagens especiais que não puderam ainda aderir telas de projeção, monitores
e outros meios por vias de custo.

Tipos de impressoras mais utilizadas no comércio

Impressoras de jato de cera

Esse modelo é composto de um polímero baseado em resina, atóxico e que lembra
bastante um giz de cera. Ela também reduz em 90% o desperdício na hora de
imprimir. 

Impressora 3D 

A impressão 3D permite construir rapidamente e de forma mais simples vários
objetos personalizados. Além disso, esse tipo de impressão diminui a
quantidade de perdas, otimiza os processos e traz uma série de benefícios nas
mais variadas aplicações. 

Impressora de jato de tinta 

É considerada o tipo mais comum do mercado, sendo indicada para uso
residencial e no caso de pequenos comércios. Além disso, oferece uma impressão
com boa qualidade e fidelidade às cores.

Impressora a laser 

Por fim, a impressora que melhor pode ser utilizada pelas empresas e comércios
é a impressora a laser.

As impressoras a laser eram mais encontradas em ambientes como escritórios,
porém, a tecnologia acabou se popularizando e esse modelo passou a ser uma
ótima opção para residências e comércios também.

Para quem precisa economizar tempo, esse tipo de aparelho é o mais
recomendado.

Os comércios que necessitam de maior produtividade, devido à velocidade de
impressão ou quantidade de páginas, priorizam o uso da impressora a
laser, pois o
toner (o
suprimento de recarga) oferece alto rendimento para isso.

De modo geral, a impressão ainda é um meio que permite se comunicar e informar
com baixo custo e que faz parte do dia a dia da maior parte dos brasileiros
com uma importância que nem sempre é percebida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 17 =