Veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de revisar seu planejamento
estratégico e se preparar para o ano de 2021!
A sua organização passou por uma mudança estratégica este ano? Aqui podemos
considerar quaisquer acontecimentos como: um avanço tecnológico em seu
mercado, um novo regulamento político,uma nova competição ou apenas uma grande
mudança na receita (seja ela positiva ou negativa).
O problema é que muitas organizações não consideram como esses tipos de
mudanças afetam seu plano estratégico ou, se os consideram, simplesmente não
sabem como fazer as mudanças adequadas para acomodar essa mudança.
Portanto, se você deseja se preparar para 2021, trouxemos algumas dicas de
como otimizar o planejamento estratégico da sua empresa para o próximo ano!
Confira!
O que é uma revisão do planejamento estratégico?
Uma revisão do planejamento é o processo no qual as organizações discutem o
andamento de suas metas e objetivos e fazem os ajustes necessários para o ano
seguinte.
O melhor momento para considerar o ajuste de seu plano estratégico e garantir
que as mudanças sejam implementadas é durante o processo de revisão de
estratégia de final de ano.
Normalmente, o processo de revisão explora as seguintes questões com seu plano
existente:
- O que funcionou e o que não funcionou nos últimos 12 meses?
- O que mudou em seu ambiente?
- O que retiramos e quais coisas novas colocamos no plano estratégico?
Neste post vamos apresentar quatro etapas que ajudarão você a identificar e
abordar essas mudanças de forma produtiva para garantir que todos em sua
organização estejam trabalhando para o mesmo objetivo.
Etapa 1: analise o “quadro geral”
A primeira coisa que você precisa fazer durante o processo de revisão da
estratégia é dar um passo atrás e examinar cada elemento do seu plano
estratégico.
Sempre sugerimos fazer a pergunta: “Nossa estratégia geral ainda é válida?”
Isso é importante e, francamente, muitas vezes esquecido.
Se a posição da sua organização mudou no último ano (ou nos últimos anos),
isso terá um impacto dramático em todos os elementos que compõem o seu plano
estratégico – desde a sua missão, visão e valores, até o seu objetivos,
medidas e iniciativas.
Portanto, sugerimos que você analise seu cenário estratégico para ver se
certificar que não ocorreu alguma alteração (no que diz respeito à tecnologia,
política, meio ambiente etc.). Você pode descobrir, por exemplo, que um novo
concorrente entrou em seu setor e está mudando o modelo de precificação de
todo o mercado.
Etapa 2: revise os detalhes do próprio plano
Os detalhes do plano estratégico incluem seus objetivos, medidas e
iniciativas. Veja como revisar cada:
Objetivos são suas metas organizacionais de alto nível. Durante o
processo de revisão da estratégia, você precisará perguntar “Nossos objetivos
ainda são relevantes? Eles se relacionam com nossa missão, visão e valores? ”.
Mas lembre-se: sua resposta precisa ser feita com dados reais, não com suas
intuições.
As medidas às vezes são chamadas de
indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou métricas. Cada um de seus
objetivos deve ter medidas associadas a ele — e para cada uma dessas medidas,
você precisa definir uma meta realista.
Quaisquer mudanças em suas medidas devem vir dos chefes de departamento ou de
outras pessoas em posição de liderança — portanto, recomendamos realizar um
“retiro estratégico” ou uma reunião de meio dia para discutir quaisquer
medidas que precisem ser alteradas.
As iniciativas não são tarefas únicas; são uma visão geral ou projetos de
longo prazo que sua organização está rastreando para o sucesso estratégico. É
mais provável que você mude, remova ou adicione
novas iniciativas
durante o processo de revisão da estratégia do que altere suas medidas ou
objetivos.
Portanto, certifique-se de discutir o orçamento, as datas de início/término e
os vínculos com suas medidas e objetivos antes de tomar essas decisões.
Etapa 3: melhore seus relatórios
Os relatórios são essenciais para comunicar o desempenho de seu plano
estratégico geral. Se você simplesmente ignorar seus relatórios durante o
processo de revisão a estratégia que você trabalhou tanto para construir pode
simplesmente se tornar ineficaz. Portanto, você vai querer perguntar o
seguinte:
-
Estamos nos encontrando na frequência certa? As reuniões trimestrais e
mensais têm objetivos diferentes e você vai querer ter certeza de que cada
reunião que realizar seja produtiva. -
Nossos relatórios estão formatados corretamente? Meus relatórios mostram as
informações que todos precisam ver para entender nosso desempenho?
Lembre-se de que cada relatório destacará informações diferentes; um relatório
de medida pode mostrar o responsável, a frequência com que está sendo
rastreado e o status da série; enquanto um relatório de iniciativa pode
mostrar a data de início, a data de término, o orçamento e os marcos.
Etapa 4: comunique as mudanças à sua organização
Quando você realiza uma revisão de sua estratégia, é extremamente importante
considerar como você comunicará atualizações ou mudanças em seu plano em toda
a organização.
Caso contrário, você não criará adesão em toda a organização, o que tornará
muito mais difícil para você alcançar o sucesso estratégico.
Os benefícios de uma revisão estratégica
Quando bem conduzida, uma revisão estratégica pode trazer benefícios
significativos para uma empresa.
Além dos benefícios financeiros diretos de melhorar o desempenho e buscar
novas oportunidades de crescimento, o processo em si pode melhorar o
alinhamento entre funcionários, equipes de gerenciamento sênior e outras
partes interessadas importantes, ajudando a impulsionar uma cultura de alto
desempenho e clareza sobre a direção futura dos negócios.
A realização de uma revisão estratégica requer a coordenação de uma série de
atividades analíticas, modelagem financeira, gerenciamento de partes
interessadas e desenvolvimento de relatórios.
Os princípios descritos acima são vitais ao tentar concluir uma revisão
estratégica de forma eficiente. Vale destacar que uma abordagem disciplinada,
sustentada por uma estrutura lógica clara e uma abordagem analítica pragmática
pode aumentar significativamente o sucesso do processo, independentemente de
quanto tempo você tem para concluir o trabalho.
Com o processo de revisão do planejamento estratégico, sua empresa pode traçar
novos objetivos para o próximo ano, seja expandir suas operações ou até mesmo
encontrar um novo fornecedor de serviços de
aluguel de geradores .
Deixe um comentário